quarta-feira, 5 de novembro de 2008

achei lindo alguém assumir isso.

Esses dias, acho que na quinta-feira passada conversei muito com o Paulo.
Como são as coisas... A gente sempre morou perto e nunca trocamos um oi na rua e agora por treinarmos juntos, criamos esse laço de amizade. E ter amigos pra mim é mais importante que tudo. São eles que te carregam, que te aceitam...
Outro dia, meu pai foi abastecer no posto que ele trabalha e eu falei pro meu pai que era ele (Paulo) que me fazia chegar roxa em casa... ai quem ficou roxo foi o Paulo... Magina que ia fazer isso com a Gi, eu bato de levinho... E isso é verdade.
Ai na quinta, enquanto alongavamos ele comecou a falar de Deus, das coisas da igreja, da mudança das atitudes da Giovana... Disse que sempre ia pra igreja sozinho e ficava lá horas em oração, achei lindo alguém assumir isso..
.
.
Outro dia tava assisindo Mtv na rua e teve uma enquete sobre uma campanha inglesa a favor dos ateus se manifestarem e do preconceito que eles sofrem por serem ateus. Ai ligou um cara lá e disse que conhecia pessoas que eram e que realmente não assumiam e outros não, que falavam abertamente. E conversa vai, conversa vem, no final a Pê disse com sarcasmo um Deus te abençoe e o garoto respondeu amém, e aí sim daria pra abrir mais uma enquete sobre o preconceito com os cristãos, porque ela fez uma colocação infeliz.
Minha opinião: hoje em dia é mais fácil você assumir que é ateu, budista e qualquer coisa mais, do que assumir que é cristão. É mais dificil ainda assumir que é cristão católico, porque para os evangélicos e protestante, a religião católica aceita tudo e nela tudo pode, pra eles somos só um monte de gente que adora imagens. É dificil uma igreja dessas aceitar que um irmão errou e trata-lo caridade e igualdade, quando isso acontece, eles o tiram dos trabalhos pastorais e o coloca num banco isolado de todos. Claro que há erros no catolicismo, porque ela é uma igreja santa (Jesus) e pecadora (homem), mas em todo lugar acontece isso. Doutrina católica é linda, o por que de cada rito, de cada ato, são coisas que vem dos apóstolos. Ninguém diz por aí, que Lutero morreu com um terço na mão e que ele respeitava e muito a Mãe de Jesus. Ao invés disso, nos discriminam por venerarmos a Mãe do nosso salvador. Religião é só uma forma de comunidade, mas Jesus tem que viver nela e Ele sempre pregou a igualdade e não o julgamento.
Há católicos também que não sabem disso, mas o importante sou EU com JESUS, então faço de tudo pra não julgar, porque isso não cabe a mim.
.
.
.
E o engraçado de tudo isso é que Deus ama a mim que O sirvo e o ateu, o budista, o espirita da mesma forma. Ama tanto um santo quanto um assassino, diante Dele somos todos iguais e talvez seja isso que o mundo não entenda.
Isso é mais um dos mistérios de Deus.
Aí é mais facil dizer que Deus não existe, do que aceitar todo esse amor.

Um comentário:

Ingrith disse...

Gica, mas existe uma grande diferença entra a igreja que Lutero fundou "Igreja Evangelica de Confissão Luterana" e a igreja evangelica de hoje. Os ritos da IECL é muito parecido com a Catolica, posso te afirmar que basicamente não existe santos, apenas isso, outros ritos são de costumes, como o casamento, porém o resto é muito parecido, tem batismo qdo criança e a confirmação de fé (crisma) qdo adolescentes. Infelizmente houve uma propagação de inumeras igrejas com menbros fundamentalistas que saem pro ai detonando tudo que seja diferente do que eles aceitam. Não é verdade? Precisamos respeitar cada um e cada opinião, quem sabe um dia o ser humano tenha essa capacidade.